segunda-feira, 5 de maio de 2008

SOMmmmmm

“O Verbo torna conhecido o céu, a terra, o ar, o espaço, as águas, o fogo, os seres celestes, os seres humanos, os animais, o capim e as árvores.”

O sOM está muito mais relacionado com nossa essência do que podemos imaginar, ele é como tudo por aqui, uma manifestação da energia divina, ondas divinas. Em várias culturas encontramos referências à relação do nascimento do universo, ao som e a palavra falada.

Vivenciamos em nosso dia-a-dia o poder do sOM sobre nós. A força que os sons possuem de nos acalmar, excitar ou estressar. A força de quebrar pedras ou acalmar um bebê em prantos, ficando mais que comprovado sua capacidade de modificar completamente o estado de nosso organismo.
Os yôgis já utilizam os sons há milênios. No Yoga, a técnica chama-se mantram (man – pensamento e tram – instrumento, “aquilo que produz pensamento adequado”). Com os mantras vocalizam-se sons e ultra-sons. Com a vocalização, há a produção de determinados efeitos orgânicos, tanto de natureza psicológica quanto de natureza física. Da mesma maneira que o dentista não pode utilizar qualquer som e sim determinados sons para limpar o tártaro, os mantras não são quaisquer sons e sim determinados sons que produzem os efeitos. Por isso, necessita-se saber vocalizar os mantras corretamente para se obter os resultados desejados.

Vamos aprender um pouco sobre o mantra semente universal, OM.
Segundo os Yogasutras de Patanjali (escritura sagrada do Yoga), o mantra OM vem a ser não apenas o nome de Deus, mas a sua manifestação plena em nós através de seu som, sua força.

O nome OM, pode ser dividido em 3 partes: A, U, M. “A” é o princípio de todos os sons, é produzido na garganta onde a língua se enraíza. Em seguida temos “U”, som que vem entre a língua e o palato até chegar aos lábios e fechando-se os lábios, temos “M”. Assim “A” representa a criação, “U” a preservação e “M” a culminância. Portanto, A-U-M inclui o inteiro processo dos som e todos os outros sons estão nele contidos. Sendo assim, OM é a origem ou semente, da qual vêm todos os outros sons e palavras, ou seja, OM está adormecido em todas as outras palavras.

Devemos compreender que OM não foi inventado por ninguém. Ele manifestou-se a Si mesmo como OM. Qualquer um que busque a verdade e queira realmente “ver” Deus, no final, o verá como OM. Ele não pertence a um país ou religião, pertence a todo o universo. E encontramos diversas variações dele como “amém” por exemplo. Eis porque as escrituras dizem: “A verdade é uma; os profetas a expressam de várias maneiras.”
Existem centenas de mantras védicos, todos eles poderosíssimos e com finalidades diversas. Mantras para todas as ocasiões e situações. É muito importante saber a correta pronúncia, o significado e a força das mantras que estão sendo entoados, para que não se torne uma simples repetição de palavras, como ruídos repetitivos de uma máquina. Como tudo na vida, sempre devemos viver em plena consciência de nossos atos, quaisquer sejam eles.